domingo, 7 de fevereiro de 2010

Começar de novo...

Sei que tenho posto aqui vários posts sobre mudança, sobre a vida, a sua essência e, na verdade, tenho-me esforçado por realmente ver várias coisas com outros olhos. Nem sempre é fácil pôr outras lentes, quando estamos habituados a usar as mesmas durante anos e anos a fio... Contudo, acredito que é possível e que o caminho que estou a trilhar me vai levar longe, me vai tornar uma pessoa melhor, mais segura e determinada nas coisas que quero para a minha vida.

Este fim de semana fui a um workshop de Chi Kung que, para quem não sabe (eu também não sabia) é o Yoga mas que, em vez de vir da Índia, vem da China. Tem algumas diferenças, mas a base essencial é a mesma: são ambos sistemas de ginástica terapêutico preventiva. Mas o Chi Kung também inclui auto-massagens (que infelizmente não houve tempo para fazer no workshop). O workshop foi essencialmente teórico, mas bastante interessante. Fiquei a saber coisas que não fazia a menor ideia. A sequência de exercícios práticos que fizémos foi o Ba Duan Jin = 8 tesouros/8 exercícios delicados. Foi bom. Chi = energia (que provém do que comemos e respiramos) e Kung = trabalho intenso/controlo do Chi

O Yin e o Yang que constituem o símbolo Tai Chi (a arte marcial chama-se Tai Chi Chuang) são duas forças antagónicas, mas que se complementam, no Tao que é o caminho que todos (ou quase todos) o seres humanos procuram para ficarem em harmonia com o universo ao qual pertencem. Quando o Yin e o Yang estão em harmonia, as energias do nosso corpo estão equilibradas. Quando acontece o contrário, há um desequilíbrio.

Obrigada a todas as pessoas do Bem-me-quero que me fazem sentir em casa, cada vez que entro por aquela porta, onde tão bem me acolhem e por me fazerem sentir que é possível renascer a cada dia e ser uma pessoa por inteiro.

Um pequeno agradecimento, quando não há palavras para agradecer o que têm feito por mim.

Beijinhos

2 comentários:

Unknown disse...

Marianita, muito obrigada pelas tuas palavras e pelo teu simpático post. Fico muito feliz por estares a encontrar o teu caminho e estares aberta à mudança. O Bem-Me-Quero está e estará sempre de portas abertas a todos os que procuram ser felizes... Beijo

André Estrela disse...

Um grande Bem-Haja à mudança. E um Bem-Vindo às orientações orientais que cada vez mais nos fazem orientar vidas e opiniões.

Felizmente estamos cada vez mais alertas a essas formas de vida. Sustentáveis. Fascinantes! Vivas!